Natação – Saúde e acesso fácil ao esporte

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulares do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo e a saúde, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomentada para pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite. Também é a única atividade indicada para a partir dos seis meses de idade.

Pensando nestes benefícios, o Instituto Maná do Céu para os Povos, incluiu nas atividades do projeto patrocinado pela Petrobras “Velozes do Amanhã”, a modalidade de natação desde o ano passado para as crianças e adolescentes. Anteriormente as aulas eram ministradas no período da tarde na Escola Alceu Viana, onde a ong tinha parceria. Com a necessidade de abrir outras turmas e turno, o procurador Ivan Rodrigues conseguiu construir a própria piscina na sede.

Conforme o professor de natação, Fernando Quadros (26), hoje a ong atende aproximadamente 60 crianças, e a maioria delas nunca teve a oportunidade de entrar em uma piscina. Essa forma de proporcionar a prática da natação como forma pedagógica e principalmente a questão da saúde. Para ele, a segurança também é fundamental.

ÁGUA E A IMPORTÂCIA

“O meio líquido sempre atrai as crianças. Nós viemos do líquido !. Eu como responsável pela natação na ong, privo o trabalho na parte da segurança, pois a respiração é fundamental. Muitos pais afirmam que após as aulas de natação, problemas de tinham com asma e até mesmo bronquite, praticamente desapareceram. Eu acho isso até natural, pois a natação é indicada para melhoramento da saúde em todos os sentidos”, disse o professor.

O professor Fernando salientou ainda que a natação sempre foi um esporte de elite, no entanto, a ong está dando essa oportunidade para as pessoas de baixa renda e contribuindo com seu cunho social. “As aulas ocorrem na terça e quinta-feira, e sempre alertamos as crianças que a participação efetiva nas aulas teóricas é de fundamental importância para que elas possas participar das práticas”.

Finalizando, Fernando fez questão de alertar que muitos pais devem estar atentos para a “depressão infantil” que está atingindo um percentual alto. Para ele, a prática da natação faz com que as energias se dissipem e a criança saí renovada. “É um benefício enorme que a água faz e por isso os pais devem sempre apoiar essa prática para seus filhos”.